quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Objetivos e Característica do RCM ou MCC


Uma boa visão a ser utilizada é a de Smith (1993), estabelecendo que o objetivo principal da MCC é preservar a função do sistema, ressaltando que a saúde física e financeira da maioria das organizações depende da integridade continuada, física e funcional dos seus ativos, sendo esta uma das mais relevantes características dos setores produtivos do final do século XX e início do XXI.
No velho paradigma da Manutenção, o objetivo era otimizar a disponibilidade da planta ao menor custo possível, enquanto que no novo, a Manutenção afeta todos os aspectos do negócio, como segurança, integridade ambiental, eficiência energética e qualidade do produto, e não apenas a disponibilidade da planta e custo, conforme a análise de Moubray (1997).

Todos os autores citados até aqui destacam, ainda, que a principal característica da MCC é a implantação rápida, visto que a sua estrutura lógica e prática privilegia a participação de equipes polivalentes que tenham alto conhecimento técnico das funções a serem analisadas durante a execução do FMEA, já que o foco principal de tais análises não estará dirigido para as atividades voltadas à preservação dos próprios equipamentos, mas sim para aquelas necessárias à preservação de suas funções.

Conforme a norma SAE-JA 1011 (1999) e Moubray (1997), o processo MCC implica em responder a sete perguntas referentes aos ativos ou sistemas sob análise, a saber:

1 - Quais são as funções e os respectivos padrões de performance desejados para os ativos no atual contexto operacional (Funções)?
2 - De que formas eles podem falhar e deixar de cumprir suas funções (Falhas Funcionais)?
3 - Quais são as causas de cada falha funcional (Modos de Falha)?
4 - O que acontece quando a falha ocorre (Efeitos da Falha)?
5 - Quais são os encargos derivados da ocorrência da falha (Consequências[1] da Falha)?
6 - O que deve ser feito para predizer ou bloquear a falha (Tarefas Pró-ativas e  Periodicidades)?
7 - O que deve ser feito se uma tarefa de bloqueio adequada não puder ser definida (Ações Compensatórias)?

Segundo Moubray (1997), a MCC, se for corretamente aplicada através de um meticuloso planejamento e preparação, contribui para notáveis melhorias na efetividade da Manutenção. Porém, na prática, a equipe de Manutenção não pode responder sozinha a todas as perguntas acima mencionadas, especialmente as relativas às funções, desempenho desejado, efeitos de falhas e consequências de falhas. Por esta razão, o processo MCC deve ser aplicado por equipes multidisciplinares que incluem, pelo menos, um representante das áreas de Manutenção, Operação, Engenharia, Materiais, SMS, assim como um Facilitador. (DUARTE; FORTES, 2009).


[1] Efeitos x Consequências – Efeito é o produto necessário ou fortuito de uma causa, isto é, o resultado de uma falha qualquer terá um efeito conhecido ou não. Já Consequência, para estas considerações, está relacionada aos custos financeiros que a falha representará a empresa, calculado sobre os efeitos causados por esta falha.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
SANTOS, Thiago Alan Dutra dos. Aplicação da Manutenção Centrada em Confiabilidade em Aciaria de Usina Siderúrgica. Trabalho de Conclusão de Curso (MBA Especialização em Engenharia de Manutenção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...