quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Roteiro Metodológico para Aplicação do RCM/MCC




Quando se busca o Roteiro ideal em que se deve aplicar o RCM/MCC, muitas maneiras lhe aparecem com uma simples busca na internet. Muitos autores citam 5, 7 e até 9 passos para a implantação adequada. Então, o que fazer? Como decidir qual é o melhor para o caso da minha empresa?

Na minha opinião, a quantidade de "passos" não importa muito, você é quem irá definir qual a melhor maneira adaptada a sua empresa, mas o importante é que a metodologia do RCM/MCC esteja sendo aplicada de forma sólida, se utilizando de uma base de dados confiável e com uma equipe focada nos bons resultados que o trabalho trará.

Todo o material de RCM/MCC que li até hoje parte da Seleção da área, passando por Avaliações dos equipamentos, Determinação do piloto, Matrizes, etc., até chegar a tão sonhada Melhoria Contínua. Mas todos sabemos que nada é tão simples e que na "Vida Real" existe um enorme problema em todas as empresas, independente se pública, estatal ou privada: "POLÍTICA". E feliz ou infelizmente é justamente ela que influenciará em como você irá iniciar o seu projeto de RCM/MCC.

Irei propor aqui um Roteiro Metodológico simples e de quem já enfrentou muitos problemas relacionados principalmente a pessoas que não acreditavam no trabalho. Acredito que vencer o velho paradigma da manutenção foi o mais difícil.

Neste caso, o estudo de RCM/MCC parte basicamente da definição do equipamento piloto e prosseguindo ao longo de uma série de etapas conforme seguinte roteiro sugerido:

- Escolha da gerência e correspondente equipe de manutenção afetas ao equipamento;
- Avaliação das rotinas de Manutenção pré-existentes;
- Definição dos conjuntos classificados como prioritários, a partir de referenciais baseados na Matriz de Criticidade;
- Definição do conjunto com maior impacto no processo, utilizando gráficos tipo Pareto na elaboração de um Controle de Perdas;
- Aplicação do FMEA (Failure Mode and Effect Analisys) ao conjunto-alvo;
- Definir o Tipo de Manutenção a cada componente, se Baseada no tempo (Manutenção Preventiva); Baseada na condição (Manutenção Preditiva); Baseada em testes para descobrir a falha (Manutenção Detectiva) ou até mesmo Baseada na falha (Manutenção Corretiva); 
- Com base nos resultados obtidos, aproveitar as oportunidades de melhorias para revisar, ou criar, os respectivos planos de manutenção relacionados ao equipamento, demais conjuntos e componentes.
- e então a Melhoria Contínua, girando o sempre o PDCA.

O que procurei mostrar aqui não foi o Roteiro ideal, mas sim um norte para que se possa realizar o trabalho. Eu alcancei bons resultados e realtivo sucesso em minhas ações com ele, mas você irá encontrar o que melhor se adapta e provavelmente traçará um "caminho das pedras" diferente.

Cada um dos pontos expostos no roteiro será explorado nas próximas postagens.

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