segunda-feira, 15 de julho de 2013

Indicadores de Manutenção de Classe Mundial - Parte 1



A Manutenção abrange inúmeras áreas, conhecimentos diversos e setores industriais completamente diferentes. Poderíamos até dizer que Diversidade seria um sinônimo para Manutenção. Pense em apenas uma área em que a Manutenção não esteja presente de alguma maneira! Não conseguiu não é?
Se um dos maiores problemas dos Gestores de Manutenção é como enxergar e avaliar tudo que está acontecendo, e onde atacar para se obter melhores resultados, imagine como comparar os seus resultados ao de empresas do mesmo setor para se ter idéia se está no caminho certo!
A criação de Indicadores e a apresentação em Relatórios Gerenciais facilitaram bastante a visualização e o melhor direcionamento dos atos de Manutenção. Faltava apenas a tão importante padronização para podermos comparar essa imensa diversidade. É exatamente neste tocante que se introduz os chamados “Indicadores de Classe Mundial” ou ainda “Índices de Classe Mundial”.
São chamados Índices ou Indicadores de Classe Mundial aqueles que são utilizados segundo a mesma expressão em todos os países, dessa maneira independente da área de atuação ou ramo industrial a comparação se tornaria viável.

Podemos dizer que são SETE os Índices de Classe Mundial:
- Tempo Médio Entre Falhas (TMEF);
- Tempo Médio Para Repara (TMPR);
- Tempo Médio Para Falha (TMPF);
- Disponibilidade de equipamentos (DISP);
- Confiabilidade de equipamentos (CONF);
- Custo de Manutenção por Faturamento (CMFT);
- Custo de Manutenção por Valor Reposição (CMVR).

Apresentamos sete indicadores, destes, cinco se referem a análise da gestão de equipamentos e os outros dois diretamente à gestão de custos. Vejamos a seguir o detalhamento de cada um dos Índices citados acima. Nesta Primeira postagem falaremos do TMEF, TMPR e TMPF.

Tempo Médio Entre Falhas (TMEF)
O Tempo Médio Entre Falhas é um índice utilizado para itens reparados após a ocorrência de uma falha. Seria relação entre o produto do número de itens (NOIT) e os seus tempos de operação (HROP), e o número de falhas identificadas nesses mesmos itens (NTMC), em período determinado. Conforme a expressão a seguir:


Tempo Médio Para Reparo (TMPR)
O Tempo Médio Para Reparo deve ser utilizado para itens para os quais o tempo de reparo ou substituição é significativo em relação ao tempo de operação. Seria a relação entre o tempo total de intervenção corretiva em um conjunto de itens com falha (HTMC) e o número total de falhas identificadas nesses itens (NTMC), em período determinado.


Tempo Médio Para Falha (TMPF)
O Tempo Médio Para Falha deve ser utilizado para itens que são substituídos após ocorrência de uma falha. Seria a relação entre o tempo total de operação de um conjunto de itens não reparáveis (HROP) e o número total de falhas identificadas nesses itens (NTMC), em período determinado.



É importante observar a diferença conceitual existente entre os índices TMPF e TMEF. O primeiro (TMPF) é calculado para itens que NÃO SÃO reparados após a ocorrência de uma falha, ou seja, quando falham são substituídos por novos e, em consequência, seu tempo de reparo é zero. O segundo (TMEF) é calculado para itens que SÃO reparados após a ocorrência da falha. Portanto, os dois índices são mutuamente exclusivos, ou seja, o cálculo de um exclui o cálculo do outro para itens iguais.

Para o melhor entendimento destes três primeiros índices a figura a seguir representa graficamente um equipamento com intervalos operacionais devido à manutenção.



Em nossa próxima postagem daremos continuidade com a explanação dos outros quatro índices. Acesse, acompanhe, compartilhe!!


sábado, 13 de julho de 2013

Abraman organiza Workshop para debater o setor Elétrico


Presidente João Ricardo Barusso Lafraia e os consultores da Abraman Claudio Spanó, Ítalo Freitas e Cid Augusto foram  alguns dos convidados para debater novos panoramas do mercado, que se encontra diante de uma crescente regulação e redução de investimentos.

A cidade de Curitiba, no Paraná, vai sediar um grande evento nos dias 29 e 30 de julho. O Workshop Manutenção e Gestão de Ativos – Setor Elétrico MGA-SEL, com o tema “Desafios do Setor Elétrico frente aos novos cenários”, vai reunir profissionais do setor para discutir os novos panoramas que o mercado apresenta. A Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos (Abraman) será a organizadora com apoio das entidades, tais como Abrage, Abrate, Apine, Aneel, ONS, entre outras. O encontro será no Hotel Bourbon, na Rua Cândido Lopes, 102, no Centro. O Presidente, João Ricardo Barusso Lafraia, e os consultores da Abraman Claudio Spanó, Ítalo Freitas e Cid Augusto, são alguns dos convidados.

O workshop vai debater os desafios do setor Elétrico em fazer Manutenção com técnicas inovadoras, como GAP Analysis, RCM, Risk Analysis e RAM, todas da Engenharia de Confiabilidade na Gestão de Ativos, para obter melhores desempenhos na realização da função. O assunto se torna necessário num período de crescente regulação, redução de investimento e penalizações aliados a receitas cada vez menores. As empresas convidadas a patrocinar o evento foram a Copel, Manserv, Nishi, Andritz, ABB, Voith, Siemens, Alstom, Itaipu Binacional, Tractebel, UEGA, M&D, AES Tietê, entre outras. Além do Presidente e dos consultores da Abraman, estão convidados a compor a mesa e a ministrar palestras Rui Altieri, da Aneel; Flávio Neiva, da Abrage; Hermes Chipp, da ONS; Luiz Fernando Leone Vianna, da Apine; José Cláudio Cardoso, da Abrate; Jaime de Oliveira Kuhn, da Copel; Jorge Samek, da Itaipu Binacional; e Iara Pasian, da Deloitte Touche Tohmatsu.

Programação e inscrições
A Abraman tem difundido, ao longo dos anos, a aplicação da Engenharia da Confiabilidade na Gestão de Ativos, por meio de aliança com entidades do exterior, como o Global Forum on Maintenance and Asset Management (GFMAM); a Sociedade Americana de Profissionais de Manutenção (SMRP), com a qual fechou parceria para formação conjunta de profissionais e realiza o Exame Internacional de Certificação em Manutenção e Confiabilidade; o Institute Asset Management (IAM); entre outras. Com a falta de um fórum para realizar conversas sobre Manutenção de vários segmentos do setor Elétrico, a Associação  criou a Comissão de Manutenção e Gestão de Ativos no Setor Elétrico (MGA-SEL), em que são reunidas as áreas de Geração, Transmissão e Distribuição para trocas e aquisição de conhecimentos acerca de novas maneiras de fazer Operação e Manutenção (O&M).

Os credenciamentos serão realizados no primeiro dia, 29 de julho, das 12h às 13h30, e o workshop inicia logo depois,  com previsão de término às 18h. No dia 30, as atividades vão ser realizadas das 08h30 às 18h. São aguardadas cerca de 500 pessoas. Aqueles que se inscreverem até o dia 1º de julho, ganham por volta de 20% de desconto. O evento é um ensaio para a realização do Seminário de Manutenção do Setor Elétrico (SEMASE), em 2014, que já foi realizado em duas ocasiões, pela Itaipu Binacional e Copel, respectivamente.

Os interessados em se inscrever, devem procurar a Filial VII (PR e SC) da Abraman, na Rua Emiliano Perneta, n° 174, 6º andar, Centro, Curitiba; ligar para (41) 3322-7818 (Viviane Lucia Teixeira); ou enviar e-mail para abraman-pr.sc@abraman.org.br.
Não esqueça de mencionar que soube do Workshop através de nosso blog!!!

Sobre a Abraman
Fundada em 17 de outubro de 1984, a Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos é uma entidade civil sem fins lucrativos, cuja missão é contribuir para o desenvolvimento da Função de Manutenção e Gestão de Ativos, com valorização de seus profissionais, consolidando-as como fatores estratégicos para o aumento da competitividade das empresas e para a melhoria da qualidade de vida, da segurança e do meio ambiente. Mais informações no site www.abraman.org.br




Comunicado sobre postagens!



Olá novamente amigos que acompanham nosso blog, peço desculpas pelo longo intervalo desde a última publicação, mas tive problemas quanto a configurações do Blogger que me impediam de realizar qualquer publicação. Bem, tudo solucionado, retorno ainda com a conclusão da nossa última enquete, onde houve empate entre os temas “Árvore Estrutural e Tagueamento”, assunto já tratado e disponibilizado para download, e “Indicadores de Classe mundial, que acompanharemos a partir de amanhã.

Apenas para lembrar, ao término do assunto estará disponível para download o arquivo em pdf com tudo que foi publicado sobre o tema.

Espero que apreciem a leitura e que seja útil na atividade de cada um!

MBA Eng.Man. Thiago Dutra

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...