segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Gestão POR Processo - Definição de Processo

Olá amigos e leitores do Blog Engenharia de Manutenção no Brasil! Como escolhido por vocês, segue a primeira postagem sobre o assunto “Gestão POR Processos”.


O primeiro passo para compreender a Gestão POR Processo é entender o básico, e para isso, nossa primeira postagem será a uniformização da definição de Processo:

- O que seria ou quais as definições de Processo para a GESTÃO?

Na definição formal, Processo seria uma palavra de origem no latim “procedere”, um verbo que indica a ação de avançar, ir para frente (pro+cedere), significa também método, sistema, maneira de agir ou conjunto de medidas tomadas para se atingir um objetivo.

Para nós, é preciso mais do que a mera definição de dicionário. Para isso então segue uma sequência de definições que se enquadram melhor a realidade industrial e de gestão, seja qual for o ramo de atividade.

Joseph Moses Juran, ou J. M. Juran, por muitos considerado o guru ou pai da Qualidade, definiu Processo em seu livro “Juran on Quality by Design: The New Steps for Planning Quality Into Goods and Services”, Free Press, 1992, traduzido e lançado no mesmo ano no Brasil como A Qualidade desde o projeto – Os novos passos para o planejamento da qualidade em produtos e serviços”, pela editora Cengage (conforme o ISBN 85-221-0756-4 da primeira edição), como:

Um processo é uma série sistemática de ações dirigidas à realização de uma meta.

Outro dos chamados gurus, H. James Harrington, no ano seguinte em seu livro “Aperfeiçoando Processos Empresariais: Estratégia Revolucionária para o aperfeiçoamento da qualidade, da produtividade e da competitividade” da editora Makron Books 1993, afirma que:

Um processo é um grupo de tarefas interligadas logicamente, que utilizam os recursos da organização para gerar os resultados definidos, de forma a apoiar os seus objetivos.

Percebam que a definição básica dada por Juran, em 1992, evoluiu, e não parou por aí!
H. J. Johansson em seu livro "Processos de negócios: Como criar sinergia entre a estratégia de mercado e a excelência operacional", da editora Pioneira 1995, continuou com essa evolução e introduziu ao conceito o que chamamos de Input e Output:

Um processo é um conjunto de atividades ligadas que tomam um insumo (input) e o transformam para criar um resultado (output). A transformação que nele ocorre deve adicionar valor e criar um resultado que seja mais útil e eficaz ao recebedor acima ou abaixo da cadeia produtiva.

A abordagem de Input e Output também foi considerada na revisão da norma NRB ISO 9000:2000.
Outra definição bastante interessante foi feita por Brache, A. P. e Rummler, G. A., no livro "Melhores desempenhos das empresas: Uma abordagem prática para transformar as organizações através da reengenharia" da editora Makron Books em 1994, em que o conceito de Valor é inserido ao processo:

Um processo é uma série de etapas criadas para produzir um produto ou serviço, incluindo várias funções e abrangendo o espaço em branco entre os quadros do organograma, sendo visto como uma cadeia de agregação de valor.

Particularmente, baseado em todo material que conheço, poderia resumir o conceito da seguinte maneira:
Seria uma sequência de ações (atividade, funções ou tarefas) que visam a realização de um trabalho que agregue valor a um produto ou serviço.

Com tudo que vimos poderíamos resumir de maneira visual um processo como:


Muitas definições de processo podem ser encontradas além das que foram citadas em nosso blog. O que precisamos compreender é que a evolução dos processos é contínua e que a experiência de implantação das melhorias na gestão sempre trarão algo novo que poderão mudar conceitos.

Me preocupei em expor a definição básica de Processo antes de iniciar efetivamente a falar sobre Gestão POR Processo pois muitos colaboradores de Manutenção não têm uma visão clara sobre o assunto. Por isso, concluiremos as definições em nossa próxima postagem e na sequência falaremos sobre  as diferenças entre a Gestão DE Processo e as inovações da Gestão POR Processo.

Divulgue entre seus amigos, colegas e companheiros de trabalho. Acesse, Curta, Acompanhe e Compartilhe as informações de nosso Blog. até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...